Depois de uma breve escala no Brasil, em 21 de março de 1925, Albert Einstein voltou ao país em 5 de maio daquele ano, desembarcando no Rio de Janeiro, que naquela era capital federal e permaneceu uma semana por lá.
“Chegada ao Rio ao pôr do sol, com clima esplêndido. Em primeiro plano, ilhas de granito de formato fantástico. A umidade produz um efeito misterioso”, escreveu o físico em seu diário de viagem.
A viagem do físico alemão tinha como principal objetivo divulgar e debater a recém-confirmada Teoria da Relatividade Geral com estudiosos da América do Sul. Em sua visita ao continente, que durou cerca de um mês e meio, Einstein também visitou as capitais da Argentina e do Uruguai.
“Durante sua estadia de sete dias no Rio de Janeiro, Einstein visitou instituições importantes como a Fundação Oswaldo Cruz, o Museu Nacional e o Observatório Nacional. Além disso, proferiu conferências públicas na Academia Brasileira de Ciências e no Clube de Engenharia”, contou o diretor do Observatório Nacional, Jailson Souza de Alcaniz.
Em 9 de maio, ao visitar o Observatório Nacional, o físico encontrou-se com o então diretor da instituição, Henrique Morize.
“O resultado dessa expedição tornou Einstein mundialmente famoso por comprovar a deflexão da luz, tal como previsto por sua Teoria da Relatividade. Ele ainda teve a oportunidade de conhecer os astrônomos envolvidos naquele trabalho. Diante deles, fez um reconhecimento memorável: ‘O problema que a minha mente imaginou foi resolvido aqui no céu do Brasil’ ”, complementou o diretor.
Comemorações
Para comemorar o centenário da visita de Einstein ao Brasil, o Observatório Nacional (ON) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), promoverão eventos com programações especiais e gratuitas.
Nesta sexta-feira (09), o ON promoverá mesas temáticas sobre a visita de Einstein ao Brasil, seu legado científico e a construção da memória institucional.
No dia seguinte, o MAST terá o evento “Astro Rei: O Sol em perspectiva – Edição Especial 100 anos de Albert Einstein no Rio de Janeiro”, que contará com visitas mediadas ao museu e observação do sol e céu.
Serviço:
Observatório Nacional
Data: 09 de maio de 2025
Local: Auditório Yeda Ferraz – Observatório Nacional, Rio de Janeiro
Horário: A partir das 8h50
Mais informações: https://100-anos-visita-einstein.on.br/Museu de Astronomia e Ciências Afins
Data: 10 de maio de 2025
Local: R. General Bruce, 586 – São Cristóvão, Rio de Janeiro
Horário: A partir das 14h30