O Instagram é uma rede social cujos termos de uso são bem rigorosos. Eles proíbem uma série de publicações consideradas como conteúdos com nudez, atos violentos, e outros, sem que as fotos necessariamente retratem esses casos.
Assim como também “pune” quem comete infrações como curtir e seguir muitos perfis em um curto tempo.
E quando isso acontece, uma das principais consequências é justamente ficar impossibilitado de seguir novos perfis no Instagram. Essa é uma forma da rede social alertar para a sua má conduta. Entretanto, em algumas vezes isso acontece por uma simples falha na plataforma, ou até mesmo a queda de seus servidores.
E para te ajudar com isso, hoje o TecMundo explica em detalhes porque você não pode seguir ninguém no Instagram, e formas de contornar isso. Confira!
Instagram fora do ar ou instável
Um dos principais motivos que impede você de seguir outras pessoas no Instagram é algum problema ligado ao próprio aplicativo.
Assim como em outras redes sociais, eventualmente a plataforma da Meta pode sofrer com instabilidade em seus servidores, algumas vezes afetando até mesmo outros serviços da empresa também, como WhatsApp e Facebook.
Para saber se os servidores do Instagram passam por instabilidades, ou estão fora do ar, você pode acessar o site Downdetector, que monitora a atividade de diversos aplicativos.
Além disso, também é possível investigar em outras redes sociais, como o X (antigo Twitter), se outros usuários estão passando pelo mesmo problema. Além, é claro, de acessar sites confiáveis, como o TecMundo, para ler a última notícia sobre a plataforma.
Já em relação a uma solução para este problema, infelizmente o único jeito é esperar até que a própria Meta faça os ajustes para que tudo seja normalizado.
Sua conta está suspensa ou bloqueada pelo próprio Instagram
Desde que o Instagram começou a se popularizar ao redor do mundo, a rede social conta com uma série de iniciativas automáticas para coibir possíveis violações. E uma delas é em relação a quantidade de pessoas que você segue, ou curtidas realizadas dentro de um curto período de tempo.
O motivo é uma forma de impedir que outros aplicativos secundários promovam ações automáticas em seu perfil.
Por exemplo, vários desses apps prometem aumentar o número de seus seguidores, e para isso, eles realizam uma avalanche de curtidas em outros perfis, e ao mesmo tempo começam a seguir diversas novas contas no Instagram.
Com isso, esses apps criam uma espécie de “corrente” onde quem participa do ato, também faz os mesmo movimentos, ou seja, também curtem suas postagens e seguem você.
Porém, isso é considerado ilegal pelo Instagram, e as consequências são a suspensão temporária da sua conta, ou até mesmo o bloqueio do perfil.
Curiosamente, perfis que curtem muitas fotos, ou seguem diversas contas em um curto intervalo de tempo, também acabam sendo punidos pela plataforma.
Nesses casos, é preciso entrar em contato com a própria plataforma para reverter a “punição”, ou simplesmente esperar até que o prazo estipulado pela plataforma seja encerrado. Vale lembrar que toda essa comunicação é feita pelo próprio aplicativo, ou por mensagem enviadas para o e-mail cadastrado na sua conta na rede social.
App desatualizado ou eventuais bugs
Por fim, o problema que te impede de seguir contas no Instagram pode estar relacionado a um bug eventual, ou até mesmo por você estar usando uma versão desatualizada do aplicativo.
Em ambos os casos, primeiro é preciso fazer a atualização do mesmo, uma vez que a cada nova versão, o software traz melhorias e correções de erros.
Mas se nenhum dos casos anteriores resolveu o seu problema, você também pode fazer a reinstalação do seu aplicativo no seu smartphone. Para isso, basta deletar o software instalado e, em seguida, fazer o download novamente.
Fonte: Tecmundo