Aproveitando o Dia do Servidor Público, celebrado nesta terça-feira (28), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promoveu, em Brasília (DF), um seminário voltado à prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação. O encontro marcou o lançamento da campanha institucional da pasta sobre o tema e reuniu servidores, colaboradores e especialistas da administração pública.
Na abertura do evento, o secretário-executivo adjunto do MCTI, Sergio Cruz, destacou o papel estratégico da iniciativa. “O evento visa ampliar o conhecimento e a conscientização sobre o tema para todos os colaboradores, sejam eles servidores, comissionados, terceirizados ou estagiários. É de extrema relevância para qualquer organização promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso. Uma das diretrizes do nosso plano é o compromisso institucional”, enfatizou.
A apresentação do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação foi conduzida pelo chefe da Assessoria Especial de Controle Interno e coordenador da iniciativa, Fernando Roriz. “O plano é uma medida concreta para enfrentar o assédio e a discriminação. Ele traduz diretrizes em ações práticas, com foco em integridade, gestão de riscos, transparência e ética. Integridade vem de íntegro, de inteiro. A ideia é que o órgão alcance seus objetivos de forma completa, sem prejuízos às pessoas e aos valores da organização”, explicou Roriz.
Já a chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do MCTI, Ana Cristina Santos, compartilhou os bastidores da campanha desenvolvida em parceria com o comitê gestor. “Pensamos em uma campanha contínua, que provoque reflexão e sensibilize também quem não sofre ou pratica assédio diretamente. A comunicação tem papel fundamental nesse processo. Queremos ouvir os servidores, entender como as mensagens estão sendo recebidas e ajustar a comunicação conforme necessário”, ressaltou.
Debates
O seminário também promoveu duas mesas de discussão. A primeira, O Que a Administração Pública Faz Para Prevenir?, contou com a participação da diretora do Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Discriminação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ariana Frances, e da chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Turismo, Juliana Paiva.
Ariana destacou a importância de manter o tema vivo no cotidiano institucional. “É desafiador manter esse assunto permanentemente na instituição. Não pode ser algo isolado, restrito a datas comemorativas. Precisa estar presente no cotidiano, nas reuniões de equipe, nos balanços semestrais. A campanha do MCTI é de alta qualidade, foge dos estereótipos e traz uma abordagem humanizada”, afirmou a diretora.
Para complementar as discussões sobre prevenção, Juliana Paiva levou uma reflexão sobre comportamentos cotidianos e diversidade. “A diversidade é fundamental, é preciso que elas estejam presentes nas conversas, nas reuniões e nas decisões. Precisamos conversar, criar espaços seguros”, comentou.
Na segunda mesa, Como Identificar e Combater o Assédio, participou o diretor de Investigações e Operações da CGU, Fabian Gilbert. Em sua palestra, ele abordou os conceitos e definições que envolvem o assédio e a discriminação, os diferentes tipos de condutas e como reconhecê-las. Gilbert destacou ainda a importância de evitar situações que possam causar desconforto ao outro, reforçando que atitudes respeitosas passam, muitas vezes, por buscar autorização prévia em interações interpessoais.
Fabian Gilbert conduziu uma reflexão sobre os conceitos e definições que envolvem o assédio e os preconceitos no ambiente de trabalho. “O combate ao assédio e à discriminação está diretamente ligado à ideia de dignidade. São temas que dizem respeito à forma como convivemos e estruturamos nossas relações”, explicou. Ele também destacou a complexidade do termo assédio e a importância de compreender suas diferentes formas.
O plano vai ser executado sob coordenação do comitê formado pela Secretaria-Executiva, Comissão de Ética, Corregedoria, Ouvidoria, Assessoria Especial de Controle Interno, Assessoria de Participação Social e Diversidade e Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas.
