Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Tecnologia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe TecnologiaInforme Tecnologia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tecnologia

Ministra Luciana Santos participa do lançamento do Festival Curicaca, da ABDI

29 de abril de 2025
Compartilhar

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, participou hoje (29/4), na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do lançamento do Festival Curicaca, o mais novo encontro de inovação, sustentabilidade, cultura e desenvolvimento tecnológico do país.

Durante a cerimônia, a ministra destacou que um dos grandes desafios brasileiros é fazer com que a nossa excelente produção científica e tecnológica, que é reconhecida internacionalmente – somos a décima produção científica do mundo — tenha mais visibilidade. Ela acredita que é essa aproximação que o Festival Curicaca significa. “É a gente jogar luz, é a gente congregar e dar uma visão panorâmica de um esforço que é orgulho para o Brasil e que muitas vezes a gente não consegue mostrar”, afirmou.

Para o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, o Festival será um momento de celebração e estímulo à inovação no Brasil. “O Curicaca chega ao Distrito Federal para mostrar que a indústria do nosso país pode muito e deve apostar em novas tecnologias. Trazer aqui o que há de mais novo na fronteira da inovação é mais um pontapé para fomentar o desenvolvimento do nosso país. E o Curicaca é isso, um despertar de um novo tempo na indústria brasileira”, explicou.

A presidente da P&D Brasil, Rosilda Prates, ressaltou a importância de dar visibilidade à indústria nacional e promover a escuta ativa do governo. “Investimos, no ano passado, R$ 2,6 bilhões em inovação, com empresas de todas as áreas. Soberania tecnológica é essencial. Precisamos ser desenvolvedores, não apenas servidores de tecnologia. Valorizar iniciativas locais e criar espaços de diálogo é dar palco à indústria e plateia ao governo”, disse.

A reitora da Universidade de Brasília (UNB), Rozana Naves, destacou o papel central das universidades na produção de ciência, tecnologia e inovação. “As universidades hoje ocupam lugar principal na produção científica, tecnológica e na inovação. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia, quando atuamos fortemente no apoio ao setor público e em parcerias com empresas, especialmente na área da saúde. Brasília tem essa tradição, tanto na indústria de base quanto na de inovação”, afirmou.

Festival Curicaca

O Festival Curicaca contará com 10 trilhas de conhecimento, alinhadas às seis missões da política Nova Indústria Brasil (NIB), e pretende reunir cerca de 100 mil pessoas na capital federal. O evento será realizado no estádio Arena BRB e em diversos outros pontos da cidade, de 7 a 11 de outubro. A proposta é que o Curicaca siga o modelo de sua inspiração, o South by Southwest (SXSW), realizado de maneira descentralizada em vários locais da cidade de Austin, no Texas (EUA). Espaços públicos, estabelecimentos comerciais e culturais do DF também receberão programação do Curicaca, permitindo que a cidade viva essa experiência tecnológica. O evento também terá rotas de gastronomia e cultura, circuitos de startups, games e uma intensa agenda de shows e exposições.

A estrutura do Festival na Arena BRB contará com 6 palcos internos, 10 casas de ativação, 70 estandes e 50 salas multiuso. Um dos destaques será o Palco NIB, com capacidade para 1,5 mil pessoas, que receberá cinco palestrantes, 26 painéis, além das cerimônias de abertura e encerramento e uma programação especial de shows.

O programa propõe trilhas de conhecimento que conectam os pilares de inovação, sustentabilidade e tecnologia. Entre os temas, destacam-se energia renovável e sustentabilidade energética, inovação em saúde e biotecnologia, transformação digital e Indústria 4.0, além de segurança e defesa tecnológica. A lista inclui ainda indústria verde e economia circular, agroindústria sustentável e agricultura familiar, inovação social e desenvolvimento regional, políticas e regulação, infraestrutura sustentável e mobilidade verde. Fechando o ciclo, a tecnologia criativa e a inclusão digital reforçam a importância de ampliar o acesso às novas ferramentas e oportunidades. Cada trilha é um convite para repensar, construir e transformar realidades, com palestrantes renomados e ativações visuais da indústria.

O Festival tem como parceiros o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Petrobras, Grupo Globo, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Universidade de Brasília (UnB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Federal de Brasília (IFB), Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Universidade Católica de Brasília (UCB), P&D Brasil e Agência Oficina.

Leia também

Brasil e China avançam parceria em radiofármacos com foco em inovação e saúde pública

Jovens pesquisadores brasileiros conquistam premiações na Regeneron ISEF 2025

Ministra Luciana Santos recebe a jovem pesquisadora Duda Franklin

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

INPE recebe novo supercomputador para previsão de tempo e clima

Assuntos Tecnologia
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Tecnologia

Brasil e China avançam parceria em radiofármacos com foco em inovação e saúde pública

23 de maio de 2025
Tecnologia

Jovens pesquisadores brasileiros conquistam premiações na Regeneron ISEF 2025

23 de maio de 2025
Tecnologia

Ministra Luciana Santos recebe a jovem pesquisadora Duda Franklin

23 de maio de 2025
Tecnologia

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

22 de maio de 2025
Tecnologia

INPE recebe novo supercomputador para previsão de tempo e clima

22 de maio de 2025
Tecnologia

Seminário promovido pela SBPC e ABC debate propostas para o futuro da C,T&I no Brasil

22 de maio de 2025
Informe TecnologiaInforme Tecnologia