Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Tecnologia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe TecnologiaInforme Tecnologia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tecnologia

Ministra dá posse ao novo diretor-geral da RNP, Lisandro Granville

2 de abril de 2025
Compartilhar

Nesta quarta-feira (2), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou da cerimônia de posse do novo diretor-geral da RNP, Lisandro Granville. Ele assume o lugar de Nelson Simões, que comandou a organização social por quase 20 anos.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma organização social vinculada ao MCTI que foi criada em 1989 com o objetivo de construir uma infraestrutura de rede de internet para universidades e instituições de ensino.

“Ao longo dos anos, a RNP expandiu seu alcance e atuação, hoje trabalhando em conjunto com alunos, professores e pesquisadores para desenvolver novas tecnologias com foco em inovação contínua”, disse Luciana Santos.

A ministra agradeceu o trabalho feito pelo ex-diretor Nelson Simões e completou dando no boas-vindas a Lisandro Granville.

O novo diretor é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Computação e professor titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Está há 16 anos na RNP, atuando, inclusive, com um papel importante em iniciativas como o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) e o programa Hackers do Bem. Ele chega com o desafio de comandar a RNP em projetos como o Conecta e as Infovias Estaduais.

“O orgulho de trabalhar numa organização tão especial, competente e fundamental para a ciência nacional também só cresceu. Um dos meus principais objetivos será trabalhar para que o nosso amor e orgulho pela RNP só aumente, e cuidando das pessoas, porque assim entregaremos à sociedade aquilo que a sociedade espera de nós, os nossos valores. Inovação, pioneirismo, cooperação, colaboração, compromisso, comprometimento, ética, transparência e respeito”, discursou.

O secretário de Ciência, Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, que também preside o Conselho de Administração da RNP, ressaltou o trabalho realizado por Nelson Simões para a integração da sociedade acadêmica.

“O Nelson sempre fez um trabalho de muita dedicação, de muito esforço, de muito apoio às iniciativas que a gente adotava, especialmente no nordeste brasileiro para uma integração de fóruns da nossa comunidade acadêmica, científica. A sua trajetória, a história, e o reconhecimento de nós pelo trabalho ressalta a importância que tem a RNP na sua vida e também na nossa vida, na vida do povo brasileiro, especialmente aqueles que produzem ciência no nosso no nosso país”, enfatizou o secretário.

Obras do PAC

A ministra Luciana Santos reforçou o compromisso com a RNP lembrando que é a primeira vez que os projetos da organização entram no PAC.
“Desde o início da nossa gestão, temos procurado valorizar o trabalho conjunto com a RNP. Prova disso é que um dos projetos estratégicos que o ministério incluiu no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), que é o Programa Conecta, é executado com a RNP, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o FNDCT”, destacou a ministra.

Entre 2023 e 2026, o MCTI irá investir R$ 629 milhões  em iniciativas como as 19 infovias estaduais, que somam mais de 40 mil quilômetros de fibra óptica. “Levando conectividade às cidadezinhas mais remotas do país, nos rincões onde a iniciativa privada não quer ir”, pontuou Luciana Santos.
O MCTI, por meio da RNP, também atua na qualificação de jovens nas áreas da transformação digital. O programa Hackers do Bem, capacitou, em 2024, cerca de 35 mil alunos e profissionais de TI em segurança cibernética, com um montante investido na ordem de R$ 34 milhões.

“E, neste ano, queremos reproduzir esse resultado. Por meio do Hub Nacional de Cibersegurança, a iniciativa vai conectar alunos, profissionais, laboratórios de pesquisa, startups e instituições, fortalecendo o ecossistema brasileiro de cibersegurança”, finalizou a ministra Luciana Santos.

Leia também

Brasil e China avançam parceria em radiofármacos com foco em inovação e saúde pública

Jovens pesquisadores brasileiros conquistam premiações na Regeneron ISEF 2025

Ministra Luciana Santos recebe a jovem pesquisadora Duda Franklin

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

INPE recebe novo supercomputador para previsão de tempo e clima

Assuntos Tecnologia
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Tecnologia

Brasil e China avançam parceria em radiofármacos com foco em inovação e saúde pública

23 de maio de 2025
Tecnologia

Jovens pesquisadores brasileiros conquistam premiações na Regeneron ISEF 2025

23 de maio de 2025
Tecnologia

Ministra Luciana Santos recebe a jovem pesquisadora Duda Franklin

23 de maio de 2025
Tecnologia

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

22 de maio de 2025
Tecnologia

INPE recebe novo supercomputador para previsão de tempo e clima

22 de maio de 2025
Tecnologia

Seminário promovido pela SBPC e ABC debate propostas para o futuro da C,T&I no Brasil

22 de maio de 2025
Informe TecnologiaInforme Tecnologia