Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Tecnologia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe TecnologiaInforme Tecnologia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tecnologia

MCTI recebe novos servidores aprovados no CNU

4 de agosto de 2025
Compartilhar

Esta segunda-feira (4) foi marcada por um momento especial no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): a recepção dos 185 novos servidores aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A chegada deste novo grupo representa um passo importante para a renovação do quadro técnico do ministério, após mais de uma década sem novas contratações por concurso.

Até quinta-feira (7), os recém-nomeados participam, em Brasília, de uma programação de boas-vindas e ambientação, promovida pelo MCTI, com o objetivo de apresentar a estrutura institucional e preparar os novos Analistas em Ciência e Tecnologia para os desafios que irão enfrentar nas secretarias e unidades de pesquisa onde atuarão.

A ministra Luciana Santos abriu o evento desejando boas-vindas aos nomeados para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia e destacou o caráter histórico da nomeação, a primeira realizada pelo MCTI em mais de uma década, e ressaltou a importância da recomposição do quadro funcional para ampliar a capacidade do Estado na promoção da ciência, tecnologia e inovação.

“Desde 2012, há mais de uma década, o MCTI não realizava um concurso público. Essa nomeação é uma grande conquista e representa o reforço e a renovação da ciência brasileira sob o governo do presidente Lula”, afirmou.

Segundo a ministra, a chegada dos novos analistas representa a reestruturação dos quadros da pasta. “Tanto nas 17 unidades de pesquisa, no que tange à gestão, quanto em nossas secretarias finalísticas, na administração central”, destacou.

A ministra Luciana reforçou que os novos servidores terão papel fundamental na articulação e implementação de projetos nas áreas de transformação digital, transição energética, reindustrialização e enfrentamento às mudanças climáticas.

“A chegada de vocês fortalece o papel do Estado na missão de colocar a ciência a serviço do nosso desenvolvimento sustentável e inclusivo”, enfatizou.

Reforço estratégico

O processo seletivo, conduzido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), visa suprir as lacunas deixadas por aposentadorias e vacâncias ao longo dos últimos anos, comprometendo a capacidade operacional das unidades de pesquisa e secretarias do ministério.

A coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do MCTI, Andréa de Castro, reforçou a importância do momento. “É um prazer imenso estar aqui conversando com vocês. Essa é a minha segunda vez recebendo novos servidores estando à frente da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP). A primeira foi em 2012 e agora, em 2025, 13 anos depois. Por isso, quero dar as boas-vindas a todos vocês ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse.

Entre as atribuições do cargo de Analista em Ciência e Tecnologia está a formulação e o acompanhamento de políticas públicas, o desenvolvimento de sistemas, a coleta e análise de dados estratégicos, o suporte técnico e administrativo a programas governamentais, além do domínio de metodologias científicas e ferramentas tecnológicas emergentes.

Integração e ambientação

A recepção desta segunda-feira marca o início de uma semana de integração. Ao longo dos próximos dias, os novos servidores participarão de uma série de palestras e atividades para conhecer melhor a estrutura organizacional do MCTI, as atribuições de cada secretaria e as principais agendas e programas do ministério.

Físico recém-nomeado para o MCTI, Daniel Ferreira Cesar, está entusiasmado com o início da nova jornada na Coordenação-Geral de Ensino em Semicondutores, área que dialoga diretamente com sua formação.

“Tenho uma expectativa muito grande de poder contribuir com as políticas voltadas ao desenvolvimento de semicondutores e ao crescimento do país”, afirmou. Segundo ele, o trabalho do ministério é essencial para garantir a soberania nacional em ciência e tecnologia. “Como a ministra destacou, não podemos ficar vulneráveis ou dependentes de outras nações, especialmente diante de um cenário internacional marcado por tensões e represálias”, ressaltou.

Para a química Rayane da Silva Borges, ingressar no MCTI representa a chance de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica. “É muito bonito ver o trabalho que o MCTI vem desenvolvendo para a soberania do país e esta é uma oportunidade de trabalhar do outro lado, contribuindo para esse trabalho que é fundamental”, concluiu.

Leia também

Jovens brasileiros ganham quatro medalhas na 18º Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Brasil recebe a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

Ministra destaca papel estratégico do CETEM para a soberania nacional

Asteroide ganha nome da embaixadora mirim do MCTI

MCTI detalha PBIA em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados

Assuntos Tecnologia
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Tecnologia

Jovens brasileiros ganham quatro medalhas na 18º Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

29 de agosto de 2025
Tecnologia

Brasil recebe a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

29 de agosto de 2025
Tecnologia

Ministra destaca papel estratégico do CETEM para a soberania nacional

28 de agosto de 2025
Tecnologia

Asteroide ganha nome da embaixadora mirim do MCTI

28 de agosto de 2025
Tecnologia

MCTI detalha PBIA em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados

27 de agosto de 2025
Tecnologia

MCTI lança programas Chip Tech Brasil e Champion Chip para impulsionar capacitação em semicondutores

27 de agosto de 2025
Informe TecnologiaInforme Tecnologia