Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Tecnologia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe TecnologiaInforme Tecnologia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tecnologia

MCTI dá início aos preparativos para a COP30

28 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Nesta quinta-feira (27), o Grupo de Trabalho para a preparação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizou sua reunião inaugural para definir e planejar o papel da pasta no evento internacional, que será realizado em novembro, em Belém (PA).  

A ministra Luciana Santos abriu o encontro reforçando a importância do MCTI no evento. “O fato de o Brasil sediar a COP30 dá ao país uma grande relevância. Sabemos que o aquecimento global e as emissões de gases de efeito estufa impactam diretamente na vida das pessoas e nas cidades, na saúde e em outras áreas. Precisamos promover um debate qualificado para apresentarmos ações concretas e de impacto durante o evento”, afirmou.  

O GT é formado por 17 integrantes que representam as secretarias e subsecretarias do MCTI, além das unidades vinculadas, como o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A portaria que institui o grupo foi publicada em 31 de janeiro de 2025.   

“Nós faremos do Museu Emílio Goeldi a casa do Ministério e também entregaremos o Museu das Amazônias, que será um grande legado da COP30”, apontou a ministra.   

A secretária de Políticas e Programas Estratégicos (SEPPE), Andrea Latgé, apresentou um planejamento com algumas propostas de ações para o MCTI.    “É um desafio organizar a participação do MCTI neste evento tão importante”, destacou a secretária.   

O diretor do Departamento de Clima e Sustentabilidade, Osvaldo Moraes, compartilhou sua experiência em edições anteriores da COP e reforçou que o ministério tem protagonismo na produção de dados e informações sobre mudanças climáticas. “Somos responsáveis pelos documentos oficiais e pelo fornecimento de informações para os tomadores de decisão. Precisamos construir uma política que envolva todos os atores nesse processo”, disse.  

O diretor-geral do Instituto Mamirauá, João Valsecchi, enfatizou que o fornecimento de informações é o ponto forte do MCTI. “A criação de um Pavilhão da Ciência será essencial para atrair parceiros nacionais e internacionais, além da sociedade em geral, especialmente os povos da Amazônia, para fortalecer o papel do ministério no debate sobre mudanças climáticas e seus impactos sobre as populações que mais sofrem com esses efeitos”, concluiu. 

Relatórios Bienais de Transparência (BTRs) 

Na reunião, a ministra recebeu das mãos da secretária Andrea Latgé a edição impressa em português do Primeiro Relatório Bienal de Transparência do Brasil (BRT).  Também participou do momento o diretor Osvaldo Moraes e o coordenador de Mudanças Ambientais Globais, Antônio Marcos Mendonça.  

O Primeiro Relatório Bienal de Transparência do Brasil à Convenção do Clima está disponível em português no Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE). A versão em inglês estava disponível desde dezembro de 2024, quando o documento foi submetido à Convenção do Clima.  

A elaboração e submissão do Primeiro Relatório Bienal de Transparência, no âmbito do Acordo de Paris, constitui uma etapa fundamental no compromisso do Brasil com o enfrentamento da mudança do clima. A submissão dos primeiros BTRs pelos países foi considerada um marco na plena implementação do Acordo de Paris, que tem por meta principal limitar o aquecimento global abaixo de 2°C.    

O relatório é um exercício de suma importância para demonstrar, de forma transparente e sistemática, os avanços do país na implementação de políticas públicas voltadas para a mitigação e a adaptação à mudança do clima, assim como na contabilização de emissões e remoções de gases de efeito estufa.  

“Este é um compromisso que os países assumiram no Acordo de Paris de apresentar a evolução da implantação das suas políticas de mitigação e de adaptação às mudanças climáticas”, destacou o diretor Osvaldo Moraes.   

O documento foi elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de projeto de cooperação técnica internacional, que conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e recursos do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF). Ao longo do processo de elaboração e validação, houve a colaboração das pastas ministeriais que integram o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), mais alta esfera de governança climática do país e responsável pela aprovação do relatório.  

Leia também

Jovens brasileiros ganham quatro medalhas na 18º Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Brasil recebe a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

Ministra destaca papel estratégico do CETEM para a soberania nacional

Asteroide ganha nome da embaixadora mirim do MCTI

MCTI detalha PBIA em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados

Assuntos Tecnologia
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Tecnologia

Jovens brasileiros ganham quatro medalhas na 18º Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

29 de agosto de 2025
Tecnologia

Brasil recebe a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

29 de agosto de 2025
Tecnologia

Ministra destaca papel estratégico do CETEM para a soberania nacional

28 de agosto de 2025
Tecnologia

Asteroide ganha nome da embaixadora mirim do MCTI

28 de agosto de 2025
Tecnologia

MCTI detalha PBIA em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados

27 de agosto de 2025
Tecnologia

MCTI lança programas Chip Tech Brasil e Champion Chip para impulsionar capacitação em semicondutores

27 de agosto de 2025
Informe TecnologiaInforme Tecnologia