Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Tecnologia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe TecnologiaInforme Tecnologia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tecnologia

INPE lança ferramenta para auxiliar no controle do desmatamento

18 de fevereiro de 2025
Compartilhar

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), vinculada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), acaba de lançar uma nova versão do portal TerraBrasilis. A ferramenta é mais uma aliada no monitoramento do desmatamento e queimadas em estados e municípios. A versão 3.0.0 do painel Sala de Situação já está disponível online, apresentando indicadores de desmatamento, degradação, mineração e focos de fogo, com base nos dados dos projetos PRODES, DETER e Queimadas, também do INPE. Além disso, o TerraBrasilis publica informações do Programa de Monitoramento dos Biomas Brasileiros (BiomasBR).

Uma das pesquisadoras do portal, Ana Paula Aguiar, explicou que a Sala de Situação foi inicialmente idealizada para fiscalização, mas tem sido utilizada também para acompanhamento e análise.

“Como são muitos dados, a ideia foi criar uma ferramenta que apresentasse todas essas informações de uma forma sinótica, integrada em indicadores e agregada em unidades espaciais e você pode mudar o tempo também”, afirmou.

Nova SALA .png
sALA DE SITUAÇÃO

Os indicadores podem ser visualizados em células de 150km x 150km ou 25km x 25km, além de estarem organizados por municípios e estados, cobrindo diferentes períodos de tempo. Para usuários cadastrados, há acesso a um indicador de risco futuro de desmatamento de curto prazo, desenvolvido pelo Ibama. A nova versão permite aos usuários cadastrados focar a análise em um município específico, criando uma Sala de Situação Municipal com as mesmas funcionalidades da versão principal. Dentro do município, os dados podem ser visualizados em células menores, de 5 km x 5 km, permitindo um monitoramento mais detalhado.

Essa funcionalidade foi desenvolvida para atender às necessidades do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), um dos principais usuários do painel. O sistema será utilizado para capacitar municípios no monitoramento de desmatamento, degradação e queimadas, apoiando iniciativas como o PPCDAM e o PPCerrado (Planos de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal e no Cerrado).

“Agora você pode fazer seleção, por exemplo, dos municípios todos prioritários, se o MMA quiser entender o que está acontecendo nesse conjunto de municípios. Tem municípios de interesse, por exemplo, todo Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)  já está lá e você pode criar o seu conjunto de municípios de interesse para acompanhamento também”, detalhou Ana Paula Aguiar.

Para os municípios, a importância da ferramenta é ainda maior, já que muitos deles não têm capacidade instalada de geoprocessamento. Com o sistema, a prefeitura pode compreender e monitorar onde os fatos estão acontecendo, usando os dados e a visualização simplificada fornecida pela sala de situação. 

“A sala de situação está disponível para todos os municípios do Cerrado e da Amazônia, e esperamos expandir para todos os biomas em breve. Esse é o nosso próximo passo, após a questão do risco: estender essa ferramenta para todos os biomas”, explicou a pesquisadora do INPE.

Desenvolvimento de indicadores futuros

O INPE está trabalhando na criação de novos indicadores de risco futuro. Atualmente, os dados são agregados em intervalos semanais, quinzenais e mensais. Segundo Ana Paula Aguiar, os usuários cadastrados, especialmente órgãos governamentais, podem acessar informações atualizadas dos últimos sete dias para identificar rapidamente áreas críticas e atuar com maior eficiência.

Utilizando técnicas de inteligência artificial e em colaboração com pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade de Twente, na Holanda, o INPE está desenvolvendo modelos de risco futuro, com meta de previsão para o mês subsequente.

“O Ibama já tem um risco e esse dado já está disponível para quem tem senha. O que estamos fazendo agora junto com o Ibama é utilizando outras técnicas, testando diversos métodos e logo esses novos riscos mais refinados vão estar disponíveis para quem tiver acesso a essa parte do sistema “, ressaltou a pesquisadora do INPE.

 Além de Ana Paula Aguiar, o Painel é coordenado também por Lubia Vinhas e Luis Eduardo Maurano, pesquisadores do INPE, e por Rodrigo Souza, do Ibama, e tem como colaboradores André Fernando Carvalho e Marco Silva e Gilney Bezerra, também do Instituto. O MMA e a Secretaria de Meio Ambiente do Pará (SEMAS-PA) são parceiros na avaliação da ferramenta e na proposição de novas funcionalidades.

Conheça a Sala de Situação no Painel TerraBrasilis: https://terrabrasilis.dpi.inpe.br/ams/

Leia também

Brasil e China avançam parceria em radiofármacos com foco em inovação e saúde pública

Jovens pesquisadores brasileiros conquistam premiações na Regeneron ISEF 2025

Ministra Luciana Santos recebe a jovem pesquisadora Duda Franklin

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

INPE recebe novo supercomputador para previsão de tempo e clima

Assuntos Tecnologia
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Tecnologia

Brasil e China avançam parceria em radiofármacos com foco em inovação e saúde pública

23 de maio de 2025
Tecnologia

Jovens pesquisadores brasileiros conquistam premiações na Regeneron ISEF 2025

23 de maio de 2025
Tecnologia

Ministra Luciana Santos recebe a jovem pesquisadora Duda Franklin

23 de maio de 2025
Tecnologia

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

22 de maio de 2025
Tecnologia

INPE recebe novo supercomputador para previsão de tempo e clima

22 de maio de 2025
Tecnologia

Seminário promovido pela SBPC e ABC debate propostas para o futuro da C,T&I no Brasil

22 de maio de 2025
Informe TecnologiaInforme Tecnologia