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Tecnologia

Ibict e Criar Jogos inauguram polo em Brasília para formar jovens contra a desinformação

26 de março de 2025
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O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio da Escola Nacional de Informação (Enacin), em parceria com o Criar Jogos, lança o primeiro polo do projeto em Brasília.  A aula inaugural será realizada no dia 31 de março, das 14h às 17h, no Centro Educacional 15 de Ceilândia (CED 15). O Ibict é uma unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A iniciativa é voltada para jovens a partir de 12 anos, com programação gratuita. Em Brasília, o Criar Jogos chega com um diferencial: a inclusão do módulo Integridade da Informação, desenvolvido pelo Ibict. O objetivo desse módulo é capacitar os estudantes para lidar com os desafios da desinformação no meio digital, unindo tecnologia, letramento midiático e design de jogos.

Parceria e importância do projeto

Ricardo Pimenta, coordenador de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia do Ibict, comenta sobre a relevância da iniciativa. “Esta é a primeira vez que o Ibict firma uma parceria com o Criar Jogos. Essa colaboração surge como parte do projeto de modelagem da Escola Nacional de Informação, ligada ao Ibict. Nesta edição, há uma novidade: um módulo adicional que aborda questões relacionadas ao negacionismo científico e à desinformação”, explicou.

O diretor complementa que a proposta desta edição é oferecer uma escola de games onde os alunos possam conceber e desenvolver jogos, prototipagens e design de games, priorizando a abordagem da desinformação de maneira interativa e educativa.

Conteúdos do curso

As aulas serão ministradas por meio de videoaulas, com acompanhamento de mediadores especializados. Durante quatro meses, os estudantes terão contato com temas como alfabetização digital, cultura de jogos, roteiro e narrativa, programação, edição de som, arte e interface, criação de protótipos e game design.

Impacto e expansão do projeto

A parceria entre o Ibict e o Criar Jogos não apenas fortalece o ensino de tecnologia, mas também contribui para a pesquisa e desenvolvimento de metodologias inovadoras voltadas à educação digital e tecnológica, alinhando-se à missão da Escola Nacional de Informação (Enacin/Ibict).

Inscrições

Mais de 7 mil alunos já participaram das atividades em diversas cidades do país. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Criar Jogos e realizar a inscrição.

Sobre o Ibict e a Enacin

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), referência nacional na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico. A Escola Nacional de Informação (Enacin), vinculada ao Ibict, tem como objetivo desenvolver e aplicar metodologias inovadoras para o ensino de tecnologia e informação.

Sobre o Criar Jogos

O Criar Jogos é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto General Motors, Núclea e Grupo Boticário, e realização do Instituto Burburinho Cultural, Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (Ibict), Escola Nacional de Informação (Enacin) e Ministério da Cultura (MinC).

Serviço:
Dia 31 de março
Onde: CED 15 de Ceilândia – QNO 18 – Bloco B – Lote 01 – Brasília/DF
Dia 1° de abril
Onde: Auditório da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), Campus Norte
Endereço: St. de Habitações Individuais Norte CA 2 – Lago Norte, Brasília/DF, próximo ao 24° BPM da Universidade do Distrito Federal

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