Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Tecnologia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe TecnologiaInforme Tecnologia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tecnologia

IBGE, ABDI e UFRJ apresentam resultados da Pesquisa de Inovação Semestral de 2023 ao MCTI

25 de março de 2025
Compartilhar

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebeu, hoje (25/03), responsáveis pela Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec) de 2023: Indicadores Básicos, realizada em parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo apresenta um panorama detalhado sobre a inovação no Brasil, abordando aspectos como os obstáculos enfrentados pelas empresas para inovar, os arranjos cooperativos estabelecidos, os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e o apoio público à inovação.

A pesquisa tem como objetivo traçar o retrato da inovação no país, levantando informações cruciais sobre o investimento empresarial em ciência, tecnologia e inovação, elementos fundamentais para o crescimento do setor industrial nacional.

Prioridades do MCTI e a importância dos resultados

Segundo Verena Hitner Barros, diretora de Indicadores e Governança do MCTI, a prioridade do ministério é garantir que a Pintec Semestral volte a existir, retomando a coleta de dados sobre inovação de forma contínua. A diretora destacou também duas outras prioridades da Diretoria: “Retomar a Comissão Permanente de Indicadores, para garantir que os indicadores de ciência, tecnologia e inovação tenham legitimidade, e estabelecer um debate com os Estados para garantir a comparabilidade da produção científica e tecnológica em todo o Brasil”, afirmou.

A Pintec Semestral, que apresenta dois ciclos anuais de investigação, foi desenvolvida com o objetivo de complementar a tradicional Pintec, que já tem sete edições realizadas desde 2000, com periodicidade trienal. As edições semestrais abordam, no primeiro semestre, indicadores temáticos rotativos e, no segundo, indicadores básicos de inovação e P&D.

Resultados da Pesquisa de Inovação Semestral de 2023

Os dados de 2023 revelam que 64% das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas no Brasil realizaram atividades de inovação, seja por meio da introdução de novos produtos ou processos de negócios. Embora o índice de inovação tenha caído em relação a 2022 (68,1%) e 2021 (70,5%), a taxa ainda reflete o dinamismo de setores chave da economia brasileira.

Entre os setores mais inovadores, destacam-se a fabricação de produtos químicos (88,7%), máquinas e equipamentos (88,0%), e produtos farmacêuticos (82,4%). Por outro lado, a fabricação de produtos do fumo e de produtos de madeira apresentaram as menores taxas de inovação, com 38,7% e 31,2%, respectivamente.

Em termos de investimentos, os gastos com P&D em 2023 somaram R$ 38,3 bilhões, um aumento em relação a 2022, quando o valor foi de R$ 36,8 bilhões. As empresas do setor industrial foram responsáveis por 86,4% desse montante. Apesar do crescimento, a utilização de mecanismos de apoio público, como os incentivos fiscais previstos na Lei do Bem, foi inferior ao ano anterior, com 36,3% das empresas inovadoras utilizando esses instrumentos de apoio.

Desafios para inovar no Brasil

A pesquisa também identificou os principais obstáculos enfrentados pelas empresas inovadoras. Em 2023, 47,6% das empresas relataram dificuldades para inovar. Os desafios mais citados foram a instabilidade econômica (44,2%), o aumento da concorrência (41,4%) e a limitação de recursos internos (42,1%).

Esses dados são essenciais para o MCTI, que se compromete a buscar soluções para fortalecer o ambiente de inovação no país, com a criação de políticas públicas mais eficazes e a promoção de um ecossistema mais favorável à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico.

Avanços e Expectativas

A Pintec Semestral é uma importante ferramenta para o MCTI no monitoramento do avanço da inovação no Brasil e contribui significativamente para a formulação de políticas públicas. A continuidade e a evolução dos dados coletados, com metodologias e conceitos adaptados, são essenciais para o desenvolvimento de estratégias de apoio à inovação e ao fortalecimento da competitividade do Brasil no cenário global.

Leia também

Brasil e China avançam parceria em radiofármacos com foco em inovação e saúde pública

Jovens pesquisadores brasileiros conquistam premiações na Regeneron ISEF 2025

Ministra Luciana Santos recebe a jovem pesquisadora Duda Franklin

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

INPE recebe novo supercomputador para previsão de tempo e clima

Assuntos Tecnologia
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Tecnologia

Brasil e China avançam parceria em radiofármacos com foco em inovação e saúde pública

23 de maio de 2025
Tecnologia

Jovens pesquisadores brasileiros conquistam premiações na Regeneron ISEF 2025

23 de maio de 2025
Tecnologia

Ministra Luciana Santos recebe a jovem pesquisadora Duda Franklin

23 de maio de 2025
Tecnologia

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

22 de maio de 2025
Tecnologia

INPE recebe novo supercomputador para previsão de tempo e clima

22 de maio de 2025
Tecnologia

Seminário promovido pela SBPC e ABC debate propostas para o futuro da C,T&I no Brasil

22 de maio de 2025
Informe TecnologiaInforme Tecnologia