Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Tecnologia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe TecnologiaInforme Tecnologia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tecnologia

Em Barcelona, MCTI reforça a cooperação internacional em supercomputação

12 de março de 2025
Compartilhar

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) tem desempenhado um papel essencial na articulação de parcerias internacionais, promovendo colaborações entre instituições brasileiras e centros de excelência no exterior. Um dos avanços mais significativos nessa área é a parceria com o Barcelona Supercomputing Center (BSC), um dos mais avançados centros de pesquisa em supercomputação da Europa.

Após encerramento do Mobile World Congress (MWC) 2025, um dos maiores e mais influentes eventos de tecnologia do mundo, realizado entre 3 e 6 de março em Barcelona, na Espanha, o secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD), Henrique de Oliveira Miguel, e o coordenador-geral de Tecnologias Digitais (CGTD), Guilherme Corrêa, realizaram uma visita técnica ao BSC.

O centro abriga o supercomputador MareNostrum 5, um dos mais potentes do continente europeu, e tem se consolidado como referência global na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de computação avançada.

A visita reforçou a colaboração científica entre o Brasil e a Espanha no desenvolvimento de inteligência artificial e computação de alto desempenho (HPC). Desde julho de 2024, quando a ministra Luciana Santos assinou um memorando de entendimento entre o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o BSC, essa cooperação tem se intensificado, garantindo intercâmbio de conhecimento e acesso a tecnologias de ponta.

Um dos exemplos dessa iniciativa é o apoio financeiro ao Instituto Eldorado, localizado em Campinas, para desenvolver projetos conjuntos com o BSC.

A colaboração entre o Eldorado e o BSC tem como foco o desenvolvimento de um acelerador matricial, tecnologia fundamental para otimizar o treinamento de modelos de inteligência artificial em supercomputadores. Essa parceria teve início há cerca de um ano e já resultou na troca de pesquisadores entre as instituições, consolidando o intercâmbio de conhecimento e inovação.

“Nosso objetivo é fomentar cada vez mais parcerias desse tipo, pois elas impulsionam a inovação e fortalecem a soberania tecnológica do Brasil”, enfatizou o coordenador-geral de Tecnologias Digitais, Guilherme Corrêa.

Delegação brasileira no Mobile World Congress e atuação do MCTI

Organizada pelas associações TeleBrasil e Telcomp e liderada pelo Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a delegação brasileira no Mobile World Congress MWC) contou com representantes de diversas esferas do governo, incluindo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O MCTI teve uma participação estratégica, contribuindo para debates fundamentais sobre o futuro da conectividade, inteligência artificial e infraestrutura digital. Durante o evento, a delegação brasileira realizou reuniões setoriais para alinhar interesses, compreender demandas do setor e fortalecer o diálogo com grandes players da indústria.

“O evento, que antes era mais voltado para telecomunicações, hoje abrange diversas áreas da tecnologia. Para o MCTI, é fundamental estar inserido nessas discussões e acompanhar de perto as tendências globais”, explicou Guilherme Corrêa.

Networking e articulações estratégicas

A delegação aproveitou o ambiente propício do MWC para estabelecer contatos estratégicos e aprofundar discussões sobre temas prioritários, como a Lei de TICs (antiga Lei de Informática) e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Momentos de networking, incluindo encontros informais e visitas a estandes de empresas líderes do setor, permitiram uma maior articulação entre representantes do governo e da iniciativa privada.

“Muitas vezes, as conversas mais produtivas acontecem nos intervalos do evento, quando podemos interagir diretamente com parlamentares e executivos e apresentar nossas pautas com mais flexibilidade”, acrescentou o coordenador.

Leia também

Jovens brasileiros ganham quatro medalhas na 18º Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Brasil recebe a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

Ministra destaca papel estratégico do CETEM para a soberania nacional

Asteroide ganha nome da embaixadora mirim do MCTI

MCTI detalha PBIA em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados

Assuntos Tecnologia
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Tecnologia

Jovens brasileiros ganham quatro medalhas na 18º Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

29 de agosto de 2025
Tecnologia

Brasil recebe a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

29 de agosto de 2025
Tecnologia

Ministra destaca papel estratégico do CETEM para a soberania nacional

28 de agosto de 2025
Tecnologia

Asteroide ganha nome da embaixadora mirim do MCTI

28 de agosto de 2025
Tecnologia

MCTI detalha PBIA em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados

27 de agosto de 2025
Tecnologia

MCTI lança programas Chip Tech Brasil e Champion Chip para impulsionar capacitação em semicondutores

27 de agosto de 2025
Informe TecnologiaInforme Tecnologia