Em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo, neste domingo (30), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e 12 ex-titulares da pasta de diferentes gestões destacam os 40 anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O texto traz um breve histórico da criação do MCTI em um período importante para a redemocratização do país e reforça a relevância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento e soberania nacionais.
“A criação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e sua continuidade ao longo das décadas, representa a materialização do compromisso do Brasil com o futuro. Nesses 40 anos, o MCTI celebra um futuro em que a Ciência e a Tecnologia são mais do que um instrumento de progresso e soberania nacional e tecnológica, são um pilar fundamental para a construção de uma nação mais justa, democrática e próspera para todos”, apontou o artigo.
O texto ainda ressalta o avanço dos projetos estratégicos de C&T, o que só foi possível com a liberação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
“As perspectivas para a implementação dessa política de Estado se ampliaram significativamente com a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Lei que transformou o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em fundo financeiro e possibilitou a recomposição e liberação integral dos seus recursos”, registra o texto.
“Isso permite ao ministério focar investimentos expressivos e crescentes na estruturação de novas bases tecnológicas para o desenvolvimento industrial do Brasil (a Nova Indústria Brasil, NIB) e na viabilização de grandes projetos de infraestrutura de pesquisa, como o supercomputador para IA, o Laboratório de Máxima Contenção Biológica (Orion), o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e os satélites CBERS 5 e 6, entre outros”, completa.
Assinam a publicação a ministra Luciana Santos e os ex-ministros Paulo Alvim, Marcos Pontes, Gilberto Kassab, Celso Pansera, Aldo Rebelo, Clélio Campolina Diniz, Aloizio Mercadante, Sérgio Rezende, Roberto Amaral, Luiz Carlos Bresser-Pereira, José Israel Vargas e José Goldemberg.
Acesse pelo link o artigo “Ciência, tecnologia e inovação: um compromisso com o futuro do Brasil”.