Teve início na manhã desta segunda-feira, 14 de julho, a edição da Expot&c 2025, Exposição de Ciência, Tecnologia e Cultura, no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife. A mostra, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), integra a programação da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico da América Latina.
A feira começou em clima pernambucano com orquestra de frevo, passistas e muita animação por parte dos visitantes, que já circulavam pelos espaços de inovação, pesquisa e cultura desde cedo.
A cerimônia de abertura contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que deu início à exposição e destacou o papel estratégico da ciência para o desenvolvimento do país.
“A SBPC é o maior evento da academia de ciência do nosso país. Além dos temas que dizem respeito às políticas públicas de ciência e tecnologia, é, antes de tudo, um evento de popularização e difusão da ciência. Estamos na luta para transformar o país, e não há como fazer isso sem ciência, tecnologia e inovação. Viva a ciência brasileira e viva Pernambuco!”, disse a ministra.
Expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial, entre outras organizações, estão concentrados na área da ExpoT&C e uma programação extensa foi preparada para receber os visitantes durante a semana.
A cientista Lúcia Melo, referência na área de inovação tecnológica em Pernambuco é uma das idealizadoras da Expot&c. Ela recordou que a ideia surgiu com o apoio de outras instituições.
“Hoje, temos cada vez mais participantes e, este ano, introduzimos startups, o sonho de muitos jovens. É fundamental que os jovens estejam próximos da SBPC. Esse evento é um caminho para o menino e a menina que estão no laboratório e que podem, sim, fazer muito além do que imaginam”, pontuou.
40 anos do MCTI
Este ano, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) celebra 40 anos de existência e traz para a feira uma exposição celebrando os 40 anos da pasta. A ministra Luciana Santos relembrou as origens da pasta e sua importância.
“O ministério nasceu na retomada da democracia, fruto da visão do então presidente Tancredo Neves e executado por José Sarney. O primeiro ministro foi um nordestino, Renato Archer. Desde então, o MCTI tem sido peça-chave na articulação da produção científica brasileira. A ciência voltou com força para defender a soberania nacional”, enfatizou.
A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, ressaltou a importância da realização da SBPC no Recife.
“São mais de 900 atividades acontecendo aqui. É uma honra sermos protagonistas da 77ª edição da SBPC. Para Pernambuco e para o Recife, é um momento ímpar. São sete dias de muita ciência, muito ensino e muita aprendizagem e tudo gratuito. Um momento importante para a ciência brasileira”, declarou a reitora.
A Expot&c segue até sexta-feira, 19 de julho, reunindo expositores, como universidades, institutos de pesquisa, entidades governamentais e setor empresarial.