Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Tecnologia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe TecnologiaInforme Tecnologia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tecnologia

Brasil sedia 9ª Reunião do GT do BRICS sobre Computação de Alto Desempenho e Inteligência Artificial no LNCC

21 de maio de 2025
Compartilhar

Nos dias 17 e 18 de maio de 2025, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebeu a 9ª Reunião do Grupo de Trabalho do BRICS sobre Computação de Alto Desempenho (HPC) e Inteligência Artificial (IA). O evento aconteceu no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), sob coordenação do diretor, Fábio Borges de Oliveira.

A reunião contou com a presença de pesquisadores e representantes da África do Sul, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Índia, Irã e Rússia. O encontro teve como foco principal o intercâmbio de experiências, o debate sobre avanços tecnológicos e de parcerias estratégicas em HPC e IA, setores considerados cruciais para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico das nações do BRICS.

A cerimônia de abertura iniciou com a mensagem da ministra do MCTI, Luciana Santos, que destacou o papel do Brasil na presidência rotativa do BRICS em 2025. O diretor do LNCC deu as boas-vindas às delegações presentes e destacou a honra da instituição, sediada no LNCC, em Petrópolis/RJ, em recebê-las, no contexto da presidência rotativa do Brasil no BRICS em 2025. Ressaltou que a reunião do Grupo de Trabalho sobre Computação de Alto Desempenho (HPC) e Inteligência Artificial (IA) configura uma oportunidade estratégica para o fortalecimento da cooperação internacional, o intercâmbio de conhecimentos e o avanço conjunto em áreas tecnológicas essenciais. Concluiu expressando o desejo de uma reunião produtiva, voltada para a solidificação de parcerias em ciência, inovação e sustentabilidade.

A delegação brasileira composta pelos servidores do MCTI, Everton Goursand de Freitas e Paulo Roberto Certo Fernandes Afonso; pelos servidores do LNCC, Fábio Borges de Oliveira e Carla Osthoff Barros; pelos servidores do CEFET, Pedro Lara e Eduardo Bezerra; e por Alba de Mello, da Universidade de Brasília (UnB), apresentou três propostas de projetos colaborativos ao Grupo de Trabalho (GT), e nenhum dos representantes das demais delegações manifestou objeção.

Confira as propostas: 

•        Rede Social Federada para os BRICS: Espaço público digital próprio para compartilhamento de ideias, sem dependência de plataformas externas, visando fortalecer a cooperação do Sul Global.

•        Nuvem de Armazenamento para os BRICS (BRICS Cloud): Modelo colaborativo e voluntário de compartilhamento de dados, com foco na preservação das heranças nacionais e treinamento de IA alinhado às culturas dos países do bloco.

•        Programa de Embaixadores do Supercomputador Santos Dumont: Iniciativa para conectar instituições brasileiras e de outros países do BRICS em pesquisas conjuntas utilizando o supercomputador Santos Dumont.

Os integrantes de cada país apresentaram o status de suas pesquisas e infraestrutura em HPC e IA:

•        Brasil: Cenário nacional de IA, centros de pesquisa, principais áreas e colaborações, Plano Brasileiro de IA (PBIA) e avanços em HPC-IA, incluindo colaboração RISC-V e aplicações em nuvem.

•        Rússia: Supercomputador Lomonosov-2, tópicos de colaboração (medicina personalizada, design de medicamentos, PLN, adaptação e otimização de LLMs, modelagem climática).

•        Índia: Missão Nacional de Supercomputação, desenvolvimento de tecnologias nativas, aplicações em genômica, computação quântica, modelagem climática e mitigação de desastres.

•        China: Atualização sobre centros e supercomputadores de HPC, foco em HPC de precisão mista para IA em ciência, e o Consórcio Global de Computação (GCC).

•        África do Sul: Sistema Nacional Integrado de Infraestrutura Cibernética (NICIS), aplicações de IA, desenvolvimento em nuvem OpenStack e computação quântica.

•        Emirados Árabes Unidos: Estratégia Nacional (Visão 2031), supercomputador Jubail, integração HPC em nuvem, aplicações em clima, petróleo e infraestrutura inteligente, e colaborações internacionais.

Segundo o coordenador de Programas e Projetos para a Transformação Digital, Everton Goursand de Freitas, destacaram-se o projeto da Rússia, Digital Earth, de modelagem climática, em andamento há cinco anos, e o AI for Education, da China, dividido em dois projetos: desenvolvimento de LLM para o ensino de matemática no Ensino Fundamental II e treinamento de modelos de raciocínio avançado com problemas matemáticos desafiadores, incluindo competições internacionais híbridas homem-máquina.

Para Freitas, a realização da reunião no LNCC reforça o protagonismo do Brasil e da instituição na cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação, projetando o país no cenário global e fortalecendo sua soberania científica.

 “O evento consolida parcerias estratégicas e amplia oportunidades de colaboração entre os países do BRICS, alinhando-se às prioridades da presidência brasileira do bloco em 2025, que incluem governança da inteligência artificial e desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Conhecendo o Santos Dumont

Durante a programação, os delegados visitaram o supercomputador Santos Dumont, atualmente o mais potente da América Latina voltado à pesquisa acadêmica e classificado na 89ª posição no ranking TOP500 mundial. O equipamento é utilizado para simulações científicas, análises complexas e aplicações de alta performance em diversas áreas do conhecimento.

“O evento foi bem-sucedido tanto nos aspectos técnicos quanto operacionais. Estamos plenamente satisfeitos com os resultados obtidos e com o elevado nível de interesse demonstrado pelo Grupo de Trabalho. Além disso, a reunião fortaleceu alianças estratégicas e abriu novas possibilidades de cooperação entre os países do BRICS, alinhando-se às diretrizes da presidência brasileira do bloco em 2025, que incluem a governança da inteligência artificial e o incentivo ao desenvolvimento sustentável”, pontuou Fábio Borges de Oliveira.

Leia também

Ministra Luciana Santos recebe a jovem pesquisadora Duda Franklin

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

INPE recebe novo supercomputador para previsão de tempo e clima

Seminário promovido pela SBPC e ABC debate propostas para o futuro da C,T&I no Brasil

Principais aspectos do Inventário Nacional de GEE são apresentados para setor cerâmico

Assuntos Tecnologia
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Tecnologia

Ministra Luciana Santos recebe a jovem pesquisadora Duda Franklin

23 de maio de 2025
Tecnologia

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

22 de maio de 2025
Tecnologia

INPE recebe novo supercomputador para previsão de tempo e clima

22 de maio de 2025
Tecnologia

Seminário promovido pela SBPC e ABC debate propostas para o futuro da C,T&I no Brasil

22 de maio de 2025
Tecnologia

Principais aspectos do Inventário Nacional de GEE são apresentados para setor cerâmico

21 de maio de 2025
Tecnologia

MCTI lança Programa Bolsa Futuro Digital e abre inscrições para formação de programadores

21 de maio de 2025
Informe TecnologiaInforme Tecnologia