Em Moscou, na Rússia, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, nesta quinta-feira (8), de reunião bilateral com o ministro de Ciência e Educação Superior da Rússia, Valery Falkov.
Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento voltado à promoção da pesquisa conjunta em diversas áreas, como clima, pesquisa polar, biodiversidade, biotecnologia, pesquisa nuclear, ciência e tecnologia espacial, tecnologias quânticas, astrofísica, física de astropartículas, pesquisa científica marinha e geodésia.
No encontro, o ministro russo ressaltou a importância da cooperação do BRICS nas áreas de ciência e tecnologia e disse que, como o Brasil está sucedendo a Rússia na presidência do BRICS, isso ajuda a dar continuidade nas parcerias entre os países.
A ministra Luciana Santos é uma dos três representantes da Esplanada na comitiva que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na missão internacional à Rússia. Além dela, somente mais dois ministros, o de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o de Relações Exteriores, Mauro Vieira. A presença da ministra evidencia o compromisso do Brasil em fortalecer laços estratégicos com a Rússia na área de ciência e tecnologia.
Na conversa com o ministro russo, Luciana Santos enfatizou a importância da cooperação com a Rússia. “Poderemos intensificar uma nova frente de ação, além das tradicionais atividades conjuntas que temos na área nuclear, por meio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Companhia Estatal de Energia Nuclear da Rússia (Rosatom), e espacial, por meio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Roscosmos”, explicou Luciana.
A ministra finalizou a conversa convidando o ministro Falkov e sua equipe para estarem em Brasília, no dia 25 de junho, para a reunião de ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação dos BRICS.
A ministra assinou ainda um segundo memorando de entendimento com o Instituto Conjunto de Pesquisas Nucleares (JINR), representado pelo diretor Grigory V. Trubnikov.
O memorando fortalece a cooperação entre Brasil e Rússia na área nuclear. A ministra destacou que essa assinatura ganhou impulso após a visita da delegação do MCTI às instalações do Instituto, em Dubna, no ano passado.
A assinatura desses memorandos reforça o papel ativo do Brasil na construção de uma agenda bilateral sólida, voltada para o desenvolvimento científico conjunto, a troca de conhecimento e a promoção de inovações de interesse mútuo.
Encontro com estudantes brasileiros na Rússia
Depois da assinatura dos memorandos, a ministra Luciana Santos se encontrou com representantes da comunidade de estudantes brasileiros na Rússia e ouviu sobre uma carta que eles pretendem entregar ao presidente Lula.
Entre as propostas descritas na carta estão a criação de um Grupo de Trabalho Brasil–Rússia para Cooperação em Avaliação e Indexação de Publicações Científicas, e a revisão e aprimoramento dos processos de revalidação de diplomas estrangeiros.