Quem visita a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília (DF) pode conhecer produtos apoiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que garantem acessibilidade e melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência. O evento está aberto ao público até domingo (26), na Esplanada dos Ministérios.
O estande da startup Green Innovation, empresa com sede em Santa Catarina (SC), e que participou de editais de mobilidade da Finep, traz uma cadeira de rodas motorizada adaptada para terrenos difíceis, o que permite maior liberdade em áreas rurais ou na praia, por exemplo.
Elielton Barros é cadeirante, morador de Ceilândia, região administrativa do DF. Ele testou e aprovou a tecnologia. “Eu dei uma volta. Essa cadeira possibilita a gente ir para uma trilha, andar em qualquer tipo de terreno. Tem uma estabilidade boa, conforto, porque a gente sempre precisa de uma liberdade maior”, afirmou.
A diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), do MCTI, Sônia da Costa, explica que o ministério é responsável pelo apoio a tecnologias que permitam maior inclusão de pessoas com deficiência.
“O MCTI apoia a tecnologia assistiva. Desde 2005 foram vários editais da Finep. O projeto da Green Innovation é induzido pelo fomento do ministério via Finep, e o desafio deles é desenvolver a cadeira de rodas para a área rural. Essa tecnologia vai evoluir no final do ano que vem para uma cadeira de rodas para proteção da chuva”, explica.
Já no espaço do Laboratório E.I.T.A, da Universidade Federal de Goiás, estão expostos cadeiras de rodas para crianças, próteses, órteses e materiais didáticos acessíveis feitos com uso da impressão em 3D. O laboratório é multidisciplinar e conta com profissionais da área de fisioterapia, engenheira e design.
O coordenador do E.I.T.A., Pedro Henrique Gonçalves, afirma que o apoio do ministério é fundamental para o desenvolvimento dos produtos. “O MCTI financia o projeto desde a parte de insumos até as bolsas dos alunos. Essa parceria começou a ser formada em agosto do ano passado e a gente começou a desenvolver os produtos em novembro. Já entregamos mais de 140 itens para a população”, conta.
Também estão disponíveis para os visitantes do evento recursos de acessibilidade como intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição, abafadores de ruído, acompanhamento individual e sala de descanso e regulação sensorial. É possível fazer o agendamento para uma visita guiada acessível por meio do link https://semanact.mcti.gov.br/?p=997.
Com atividades em todo o País, a SNCT é o maior movimento de popularização da ciência do Brasil. O tema desta edição é: Planeta Água: a Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no meu Território.
O evento é promovido pelo MCTI, sob coordenação da Sedes, e conta com o patrocínio de Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda; Caixa Econômica Federal; Positivo Tecnologia S.A.; Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB); Conselho Federal de Química (CFQ); Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur); Comitê Gestor da Internet no Brasil / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CGI.br e NIC.br) e Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab).
