Em meio às várias atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília (DF), vale a pena fazer uma pausa para o cafezinho. No estande do Café Porandu dá para provar três variedades da bebida e aprender como a ciência e tecnologia foram usadas para melhorar a qualidade do produto. A SNCT segue aberta ao público até domingo (26), na Esplanada dos Ministérios.
O nome Porandu, em tupi, significa pesquisar, investigar. A marca nasceu do grupo de pesquisa Da Semente à Xícara, criado em 2019 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Por meio de parcerias com produtores de café do Cerrado mineiro, parte da colheita passa por um processo de beneficiamento com o uso de tecnologias como internet das coisas (IoT) e inteligência artificial.
Marcela Machado, pós doutoranda em Engenharia de Alimentos, explica que os grãos selecionados se tornam cafés especiais, que ressaltam diferentes texturas ou sabores. A receita obtida com a venda dos produtos é usada para reinvestir em novas pesquisas.
“Nosso projeto tem parceria com produtores de café da região de Patos de Minas (MG) na pós-colheita. A gente vai na fazenda do produtor e entrega tecnologia na forma de fermentação, inteligência artificial e outras inovações. O produtor, como contrapartida, nos dá sacos de café que a gente vende sob a marca do Café Porandu. A venda desse café retorna para pesquisa, compra de equipamento e bolsas de alunos”, detalha.
Marcelo Duarte, doutorando em genética e bioquímica na UFU, conta que o projeto de pesquisa tem parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e agencias estaduais de fomento. Ele acrescenta que outro objetivo da iniciativa é popularizar os cafés especiais.
“Quando a gente serve o café, a gente mostra o quanto de tecnologia tem envolvida. Para o evento, a gente trouxe a tecnologia de processos fermentativos. Hoje a gente envolve um grupo multidisciplinar com 50 pesquisadores. A gente tem pessoal de química, engenharia de alimentos, engenharia civil. Cada profissional é direcionado a uma linha de pesquisa específica relacionado ao café”, relata.
Conheça mais sobre a marca.
SNCT
A SNCT é promovida pelo MCTI, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), e conta com o patrocínio de Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda; Caixa Econômica Federal; Positivo Tecnologia S.A.; Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB); Conselho Federal de Química (CFQ); Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur); Comitê Gestor da Internet no Brasil / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CGI.br e NIC.br) e Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab).
