O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de uma comitiva do Governo Federal, lançou, nessa terça-feira (9), em Manaus (AM), as obras de integração das redes de fibras óticas do programa Norte Conectado. O grupo também entregou o cabo subfluvial da Infovia 04, que liga Boa Vista (RR) a Vila de Moura (AM).
Durante o evento, o presidente ressaltou a importância da infraestrutura para a Região Norte. “Hoje damos um passo histórico para a Amazônia, levando internet e oportunidades para o nosso povo. Estamos fazendo praticamente 12 mil quilômetros de infovia e toda a Região Norte do Brasil estará conectada”, disse.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou da cerimônia. “Essa rede vai garantir internet de alta velocidade para escolas, hospitais, universidades e comunidades da Amazônia, beneficiando milhares de pessoas. Estamos levando inclusão digital, fortalecendo serviços públicos e criando as bases para um desenvolvimento sustentável e soberano na região”, acrescentou.
Coordenado pelo Ministério das Comunicações, o programa Norte Conectado tem o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica e o uso da internet em iniciativas de inclusão digital, educação, saúde e desenvolvimento sustentável. O programa conta com oito infovias, 12 mil quilômetros de extensão e investimento de R$ 1,3 bilhão do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A iniciativa beneficia diretamente 10 milhões de pessoas e 70 municípios no Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO) e Roraima (RR).
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participa da iniciativa por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A entidade foi a executora do projeto-piloto do programa, a Infovia 00, entregue em 2022, que interliga cinco cidades: Macapá (AP), Almeirim (PA), Monte Alegre (PA), Alenquer (PA) e Santarém (PA). A organização também implementou o modelo de gestão e sustentação para a infraestrutura.
Por meio de chamadas públicas, a RNP compôs os Consórcios Abertos de Operadores Neutros, que reúnem os entes interessados na utilização da infraestrutura, estabelecendo a gestão e a governança e rateando os custos da operação.
Anel óptico
Com Manaus como ponto central, está em construção um anel óptico que vai interligar infovias já existentes, em recuperação e em execução, formando uma rede integrada e ininterrupta de dados. A infraestrutura permite conectar diretamente, no momento, as Infovias 01, 02 e 04, além das Infovias 05, 06 e 08, que vão ficar prontas até o fim do próximo ano. Cada infovia é composta por cabos com 24 pares de fibras ópticas, cada par capaz de transmitir até 4 Tb/s, suficiente para trafegar simultaneamente cerca de 200 mil vídeos em alta definição.
Infovia 04
A estrutura conecta Boa Vista (RR) a Vila de Moura (AM), com 480 km de cabos subfluviais pelo Rio Branco e 130 km terrestres dutados, um total de 610 km de extensão. O investimento de R$ 118 milhões amplia a capacidade e a estabilidade do tráfego de dados, além de garantir a implementação de redes locais. A nova estrutura beneficiará cerca de 460 mil pessoas em quatro cidades, três em Roraima e uma no Amazonas, levando internet de alta qualidade a escolas públicas, universidades, hospitais, prefeituras e outros serviços essenciais.