Estão abertas as inscrições para a 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID2025), a ser realizada de 15 a 19 de setembro, em Fortaleza (CE). O evento é uma promoção do Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e reunirá especialistas, gestores e organizações nacionais e internacionais para discutir estratégias inovadoras de enfrentamento à desertificação, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento sustentável em áreas de clima seco. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento: www.icid2025.com.br.
Estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados no tema estão convidados a participar. A programação abordará assuntos como ciência de dados aplicada à irrigação, gestão sustentável de terras agricultáveis, manejo de recursos naturais e convivência com o semiárido para o desenvolvimento social. A ICID2025 também fortalecerá o protagonismo do Brasil na agenda global, evidenciando que o País, para além da Amazônia, abriga biomas como a Caatinga e o Cerrado, essenciais para o equilíbrio ambiental e social.
Anúncio na SBPC
O anúncio sobre a abertura das inscrições da ICID2025 foi realizado nesta quarta-feira (16), em Recife (PE), pela secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, durante a mesa “E agora, José? Terras secas no Brasil e a busca pela adaptação, redução de vulnerabilidades e estratégias de CT&I para o desenvolvimento de zonas áridas”. A sessão, coordenada pela líder de projetos Raiza Fraga (CGEE), contou com palestras do consultor José Roberto de Lima (CGEE) e da professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Mônica Tejo.
O debate integrou a programação da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que segue até o dia 19, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A mesa propôs uma discussão sobre como a produção científica e as estratégias de CT&I têm contribuído para a adaptação, a redução da vulnerabilidade e a construção de soluções para regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas. Participaram especialistas e instituições que atuam em projetos nessas regiões, abordando a integração de saberes tradicionais e científicos, o papel das universidades e centros de pesquisa locais, além do fortalecimento de capacidades institucionais e comunitárias.
Preparativos para a COP30
A Conferência pretende reunir cerca de 2 mil participantes de diversos países em Fortaleza, com o objetivo de construir estratégias concretas de adaptação às mudanças climáticas em regiões áridas e semiáridas, tema central dos preparativos para a COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).
A ICID2025 é uma realização conjunta da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A coordenação executiva está a cargo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
A iniciativa também conta com o apoio da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), da Embaixada da França no Brasil e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Com informações do CGEE