Com o propósito de celebrar meio século de atuação e reforçar sua relevância para o progresso científico e tecnológico do Brasil, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) apresentou o livro “50 anos do CCT” nesta quarta-feira, 16, durante a 77ª edição da reunião anual da SBPC, que acontece na UFRPE, no Recife. O lançamento oficial será realizado ainda este ano.
A chefe da assessoria do CCT, Denise Aparecida Carvalho e o professor da Universidade de Brasília (UnB) e co-autor do livro, Thiago de Almeida, conversaram sobre a publicação com as pessoas que compareceram ao encontro.
Criado em 16 de janeiro de 1975, o CCT é peça fundamental na formulação e implementação de políticas públicas, na articulação institucional e no fortalecimento da soberania nacional por meio da pesquisa científica. Ao sistematizar a história do CCT, o livro conta como políticas consistentes e democráticas são fundamentais para alavancar avanços em pesquisa, educação e inovação, que são pilares do desenvolvimento sustentável.
Segundo Denise Carvalho, recentemente foi descoberto que o Conselho teria uma história mais longa do que imaginado anteriormente, que seria de 30 anos. Por meio de um estagiário, foram encontrados documentos assinados pelo ex-ministro Israel Vargas com uma lei de 1996 que comprovavam sua criação no ano de 1975, pois ele fazia parte da primeira gestão do grupo.
“Sentimos que é importante contar essa história para podermos valorizar este Conselho. E, mais que isso, corrigir os problemas que tivemos com uma trajetória acidentada, pois não só o Ministério da Ciência foi desmanchado duas vezes, mas o próprio Conselho passou a maior parte desse tempo ameaçado em sua existência”, afirmou Denise.
A representante do Conselho complementou que o livro pretende contribuir com o resgate de uma história que possibilita dar um salto de qualidade na estruturação de um órgão de Estado e de um órgão que esteja acima dos governos.
O historiador Thiago de Almeida fez uma apresentação do intenso trabalho de pesquisa que foi transformado no livro que conta os 50 anos de história do Conselho. Almeida pontuou a volta do protagonismo do Conselho, que por meio do Governo Lula passou a ter destaque na política nacional. “O livro consegue mostrar essa pluralidade de vozes e perspectivas sobre o tema. E, além disso, mostra como o Governo Lula revitalizou o Conselho, chegando, inclusive, a presidir o CCT”, concluiu.