Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Tecnologia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe TecnologiaInforme Tecnologia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tecnologia

Cemaden Educação lança cartilhas para enfrentar a crise climática e os desastres naturais

7 de julho de 2025
Compartilhar

Com o tema “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educação e justiça climática”, a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) mobiliza escolas em todo o país. O Cemaden Educação, programa do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem um papel central na iniciativa, com a elaboração de materiais didáticos que apoiam professores e estudantes no processo de construção de projetos escolares ligados à temática climática.

A educadora e pesquisadora Rachel Trajber, é coordenadora do Cemaden Educação, segundo ela, as cartilhas produzidasforam pensadas para três faixas etárias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O material do Fundamental II, intitulado “Nós no clima da mudança: caminhos de educação e justiça climática”, foi o primeiro a ser lançado, com linguagem acessível e foco no protagonismo juvenil. Ele já foi utilizado na etapa escolar da Conferência, encerrada no fim de junho (30).

“Trata-se de uma temática complexa. A publicação traz conceitos como justiça climática, emergência e impactos das mudanças climáticas, mas também propõe alternativas e caminhos possíveis. É uma forma de reconhecer os saberes tradicionais, indígenas, científicos e populares como parte de uma nova cultura climática”, explicou Trajber.

Além do conteúdo conceitual, a cartilha apresenta atividades que incentivam os estudantes a criarem soluções locais diante das mudanças climáticas e estimulam reflexões sobre o território e as desigualdades ambientais.

Atualmente, estão em fase de finalização outras duas cartilhas: uma voltada ao Ensino Fundamental I, já em edição e diagramação, e outra para o Ensino Médio. Todas seguem o mesmo princípio de adaptar a linguagem e a abordagem conforme a faixa etária, mantendo as temáticas centrais de justiça climática e educação transformadora.

Uma quarta publicação, voltada à sociedade civil e aos servidores públicos, também foi lançada recentemente pelo programa: “Emergências de Desastres e Crise Climática: o que fazer?”. O material aborda o funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, com orientações sobre respostas emergenciais, solicitação de recursos públicos e a recuperação de áreas afetadas por desastres.

Cooperação interministerial

A produção das cartilhas integra uma ação conjunta entre os Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Segundo Trajber, os materiais também dialogam com o Programa Semana de Educação para a Vida, que incorporou a educação ambiental e a redução de riscos de desastres como eixos estruturantes.

“A emergência climática exige respostas urgentes, mas também um trabalho pedagógico contínuo que ajude crianças e jovens a entenderem as causas, os impactos e as alternativas para lidar com os desafios do nosso tempo”, enfatizou.

A expectativa é de que a coleção seja oficialmente lançada até outubro, durante a etapa nacional da VI Conferência Infantojuvenil, a ser realizada entre os dias 6 e 10 de outubro, como preparação para a COP 30, que ocorrerá em Belém do Pará em 2025.

VI CNIJMA

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo de mobilização de todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). É um incentivo para que escolas desenvolvam jornadas pedagógicas por meio de pesquisas e produção de conhecimentos que contribuam com  seus territórios no enfrentamento das mudanças do clima. O principal objetivo da conferência é fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes.

Organizada pelo Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a VI CNIJMA é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.

Em 2025, o tema da conferência é: Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática, e faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA). Podem ser delegados da conferência crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

As cartilhas disponibilizadas no site do Cemaden Educação podem ser acessadas pelos links:

Nós no clima da mudança: caminhos de educação e justiça climática

Emergências de desastres e crises climáticas: o que fazer?

Leia também

Jovens brasileiros ganham quatro medalhas na 18º Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Brasil recebe a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

Ministra destaca papel estratégico do CETEM para a soberania nacional

Asteroide ganha nome da embaixadora mirim do MCTI

MCTI detalha PBIA em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados

Assuntos Tecnologia
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Tecnologia

Jovens brasileiros ganham quatro medalhas na 18º Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

29 de agosto de 2025
Tecnologia

Brasil recebe a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

29 de agosto de 2025
Tecnologia

Ministra destaca papel estratégico do CETEM para a soberania nacional

28 de agosto de 2025
Tecnologia

Asteroide ganha nome da embaixadora mirim do MCTI

28 de agosto de 2025
Tecnologia

MCTI detalha PBIA em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados

27 de agosto de 2025
Tecnologia

MCTI lança programas Chip Tech Brasil e Champion Chip para impulsionar capacitação em semicondutores

27 de agosto de 2025
Informe TecnologiaInforme Tecnologia