Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Tecnologia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe TecnologiaInforme Tecnologia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tecnologia

MCTI lança chamada inédita do Nova Indústria Brasil para o Nordeste

28 de maio de 2025
Compartilhar

Na manhã desta quarta-feira (28/5), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, esteve em Salgueiro (PE) para o lançamento da Chamada Pública Nordeste – no âmbito da Política Nova Indústria Brasil (NIB). Com um orçamento estimado de R$ 10 bilhões, a chamada pública busca fomentar projetos inovadores nas áreas de Energias Renováveis, Bioeconomia (com foco em fármacos), Descarbonização (com foco em Hidrogênio Verde), Data Centers Verdes e setor Automotivo (incluindo máquinas agrícolas).

A iniciativa do MCTI é uma parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Consórcio Nordeste e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Foi anunciada pelo presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e visa selecionar planos de negócio estratégicos para a reindustrialização da região. O objetivo é estruturar arranjos produtivos regionais de alto impacto, fortalecendo a base industrial nordestina, gerando empregos qualificados e consolidando cadeias produtivas sustentáveis e tecnológicas.

“Vamos investir em áreas estratégicas como energias renováveis, bioeconomia, indústria farmacêutica, implantação de data centers verdes, indústria automotiva — incluindo máquinas agrícolas —, agroindústria e agricultura familiar. A ideia é fortalecer a presença dessas atividades no Nordeste e garantir que os produtos gerados aqui sejam também industrializados aqui”, detalhou Câmara.

Durante o evento, a ministra Luciana Santos destacou a importância da iniciativa para a soberania tecnológica e o desenvolvimento regional. Segundo ela, a Nova Indústria Brasil é um projeto de país que coloca a ciência, a tecnologia e a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento. “Com essa chamada pública, estamos dando um passo decisivo para transformar o potencial do Nordeste em realidade produtiva e sustentável”, afirmou.

A ação se diferencia pela coordenação entre os principais agentes de fomento do país, que avaliarão e estruturarão, de forma conjunta, Planos de Suporte Conjunto (PSC) para cada proposta selecionada. Esses planos identificarão os melhores instrumentos financeiros para viabilização dos projetos, como crédito incentivado, subvenção econômica, participação acionária e recursos não reembolsáveis.

A ministra também enfatizou o compromisso do governo com a redução das desigualdades regionais, explicando que o Nordeste tem vocação para liderar a transição energética e a bioeconomia. “Com políticas públicas estruturadas e investimentos coordenados, vamos transformar essa vocação em motor de desenvolvimento, garantindo oportunidades para nossa gente e fortalecendo a soberania nacional”, pontuou.

Empresas e cooperativas brasileiras, ou estrangeiras com formalização no país, com atuação ou planos de atuação no Nordeste, são o público-alvo da chamada pública. A expectativa é que a iniciativa impulsione a inovação e a competitividade da indústria nordestina, alinhando-se aos objetivos da Nova Indústria Brasil e contribuindo para um crescimento econômico mais inclusivo e sustentável.

Reforço à segurança hídrica do Nordeste

Além do lançamento da Chamada Pública Nordeste, o evento em Salgueiro (PE) também marcou a assinatura da ordem de serviço para a duplicação da capacidade de bombeamento de água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integra a agenda do Caminho das Águas — iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que, desde o dia 25, percorre o trajeto da Transposição do São Francisco pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Com investimento de R$ 491,3 milhões, a obra permitirá ampliar a capacidade de bombeamento de água nas estações intermunicipais EBI-1 (Cabrobó/PE), EBI-2 (Terra Nova/PE) e EBI-3 (Salgueiro/PE). Antes da solenidade, Lula visitou a EBI-3, onde acompanhou de perto o funcionamento da estrutura.

A duplicação beneficiará diretamente 237 municípios e aproximadamente 8,1 milhões de pessoas nos quatro estados nordestinos, reforçando o abastecimento e a segurança hídrica de regiões historicamente afetadas pela seca. O presidente esteve acompanhado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e de autoridades locais e federais.

Leia também

Empresa apresenta protótipo de síntese e purificação de e-Metanol ao MCTI

Oficina discute reformulação da PINTEC e retorno da Pesquisa de Inovação

Terra terá o dia mais curto do ano nesta quarta-feira (09)

Brasil apresenta projeto do 1º hospital inteligente do SUS ao banco do BRICS

MCTI lança o Mais Ciência na Escola em Petrolina

Assuntos Tecnologia
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Tecnologia

Empresa apresenta protótipo de síntese e purificação de e-Metanol ao MCTI

9 de julho de 2025
Tecnologia

Oficina discute reformulação da PINTEC e retorno da Pesquisa de Inovação

9 de julho de 2025
Tecnologia

Terra terá o dia mais curto do ano nesta quarta-feira (09)

9 de julho de 2025
Tecnologia

Brasil apresenta projeto do 1º hospital inteligente do SUS ao banco do BRICS

9 de julho de 2025
Tecnologia

MCTI lança o Mais Ciência na Escola em Petrolina

9 de julho de 2025
Tecnologia

Estudo do Observatório Nacional une geofísica e medicina para investigar efeitos da poluição do ar no cérebro humano

8 de julho de 2025
Informe TecnologiaInforme Tecnologia