Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Tecnologia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe TecnologiaInforme Tecnologia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tecnologia

Ministra Luciana Santos inaugura Laboratório Maker em Salvador

20 de maio de 2025
Compartilhar

Na manhã desta terça-feira, 20 de maio, o Laboratório Maker do programa Mais Ciência na Escola foi inaugurado no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeinfor) Mãe Stella, no bairro do Cabula, em Salvador. O evento contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

A iniciativa, liderada pelo MCTI, prevê a implantação de 180 laboratórios maker em escolas da rede estadual, equipados com impressoras 3D, kits de robótica, notebooks, tablets e outros recursos tecnológicos, com o objetivo de estimular o letramento digital, a criatividade e o protagonismo estudantil.

Durante a cerimônia, a ministra Luciana Santos destacou o potencial transformador dos espaços. “Eu não tenho dúvida de que essa diversidade que o laboratório oferece, desde o robô, a impressora, a possibilidade de aprender programação de forma prática, por meio de jogos e experiências concretas, é transformadora. Nós estamos aqui para oferecer uma educação de ainda mais qualidade no Brasil. O grande desafio que enfrentamos é justamente o de fazer com que a nossa educação se destaque e faça a diferença”.

A ministra ainda reforçou o caráter inclusivo da ciência ao dizer que a ciência não é apenas para alguns poucos privilegiados, mas que ela é para todo mundo.  

“Não importa se você estuda em Salvador, em um território quilombola, em uma escola do campo ou em qualquer outro lugar do nosso Brasil. Um país é verdadeiramente forte e independente quando investe em conhecimento, quando valoriza a sua ciência e a sua tecnologia”, disse.

O governador Jerônimo Rodrigues, anfitrião do evento, valorizou o momento como um marco para a democratização do acesso ao conhecimento. Segundo ele, é uma honra receber a Caravana dos 40 anos do MCTI.

“Um ministério que tem a missão de preservar a nossa história, mas que também carrega a responsabilidade de nos conduzir ao novo. Quando um jovem tem um equipamento na mão, seja um computador, seja um kit de robótica, aquilo vira quase mágica. Porque é isso que a ciência é: algo que encanta, que desperta curiosidade, que transforma”, enfatizou.

Para Emilly Janine Ferreira, aluna do 3º ano do ensino médio da escola Mãe Stella, o projeto representa uma nova porta para o futuro. “Falar sobre esse projeto e tudo o que ele representa é muito significativo. Uma das coisas que mais me chama a atenção é como esse projeto promove diversidade e inclusão. Com esse conhecimento, poderemos criar soluções reais, como protótipos inclusivos, por exemplo, próteses para pessoas com deficiência física”.

Já o professor de tecnologia e inovação Alex Ferreira fez questão de ressaltar o compromisso com o uso efetivo do novo espaço. “Esse laboratório que estamos inaugurando não é só mais um. Ele representa um passo concreto para revolucionar a educação no nosso estado. Aqui, nós criamos oportunidades reais para nossos alunos. Essa é a Bahia que investe, que acredita e que está construindo uma nova educação”.

Mais Ciência na Escola

O programa Mais Ciência na Escola, criado por decreto presidencial, integra a estratégia nacional de fortalecimento do ensino público por meio da inovação, da ciência e da tecnologia. Além da Bahia, outros estados brasileiros também serão contemplados com ações semelhantes nos próximos meses.

Na Bahia, o Mais Ciência na Escola vai atender 180 escolas e beneficiar diretamente 1.800 estudantes e 180 professores em mais de 100 municípios. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai investir R$ 18 milhões, em duas etapas, e o Governo da Bahia, mais R$ 3 milhões no programa.

A expectativa é que os laboratórios não apenas ampliem o acesso a novas ferramentas tecnológicas, mas também se tornem ambientes de experimentação e descoberta, impulsionando o interesse dos jovens por carreiras científicas e tecnológicas.

Leia também

Brasil e China avançam parceria em radiofármacos com foco em inovação e saúde pública

Jovens pesquisadores brasileiros conquistam premiações na Regeneron ISEF 2025

Ministra Luciana Santos recebe a jovem pesquisadora Duda Franklin

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

INPE recebe novo supercomputador para previsão de tempo e clima

Assuntos Tecnologia
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Tecnologia

Brasil e China avançam parceria em radiofármacos com foco em inovação e saúde pública

23 de maio de 2025
Tecnologia

Jovens pesquisadores brasileiros conquistam premiações na Regeneron ISEF 2025

23 de maio de 2025
Tecnologia

Ministra Luciana Santos recebe a jovem pesquisadora Duda Franklin

23 de maio de 2025
Tecnologia

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

22 de maio de 2025
Tecnologia

INPE recebe novo supercomputador para previsão de tempo e clima

22 de maio de 2025
Tecnologia

Seminário promovido pela SBPC e ABC debate propostas para o futuro da C,T&I no Brasil

22 de maio de 2025
Informe TecnologiaInforme Tecnologia